Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de maio de 2013

Tričko

Curta: A Camiseta "Tričko"
Diretor - Hossein Martin Fazeli - Slovakia
Ano: 2006

Tričko, curta-metragem dirigido por Fazeli em 2006, acontece em uma pequena loja de conveniência na Eslováquia, partindo de uma situação corriqueira: uma conversa despretensiosa entre um cliente norte-americano de ascendência eslovaca e o atendente de loja. Ao ver uma bandeira dos Estados Unidos na parede, o cliente pergunta o motivo da presença dela ali; em seguida repara na camiseta do funcionário da loja, que diz “Deus Está”.
A partir desse ponto, Fazeli joga com subjetivas e contraditórias ideias de pátria e de religião na boca de seus personagens comuns, que abandonam o bate-papo amigável e seguem em um debate de argumentações iradas motivado principalmente por falta de entendimento mútuo e tolerância àquilo que é diferente. O desfecho drástico de Tričko (“A Camiseta”) ainda guarda uma surpresa que muda a essência do conflito e faz pensar na superfície tênue das verdades absolutas.

Sobre o diretor: Nascido no Irã, Hossein Martin Fazeli radicou-se em Vancouver, Canadá, onde construiu sua carreira como cineasta e poeta. Engajado, trabalha diversas questões sociais e políticas em suas obras, que abordam desde a crise climática mundial, a indústria petrolífera, a cena artística outsider de Berlim e até a situação do movimento feminista em seu país natal. Seu mérito foi reconhecido em 2007 pelo Sundance Institute, que o indicou no ano seguinte ao Sundance Filmmakers Awards – prêmio que é dado, segundo o próprio instituto, a “cineastas visionários do futuro”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário